Teleférico de São Vicente, um passeio que vale a pena fazer na Baixada Santista

Um passeio bem interessante no litoral de São Paulo é a subida de teleférico ao Morro do Voturuá, também conhecido como Morro da Asa Delta, em São Vicente.

Morro do Voturuá
Morro do Voturuá

A atração é uma das principais da Cidade mais antiga do Brasil e, por que não, da Baixada Santista também?

Se você quiser curtir o teleférico e outras atrações da Baixada Santista, a dica é se hospedar em Santos. A cidade possui além da melhor estrutura de turismo da região, as melhores opções em hospedagem;

Então, se você precisa de hotel em Santos, pode reservar através do 99 Rotas, em parceria como Booking.com.

É só clicar AQUI e fazer sua reserva.


São Vicente

São Vicente era uma cidade bem deteriorada até mesmo em sua orla, principal cartão postal, mas que deu um salto de modernidade no quesito turismo, com a remodelação de pontos importantes.

Foi instalado o famoso letreiro com alusão à cidade, aquele que já conhecemos bem de vários outros lugares com o nome do lugar. No caso de São Vicente o “EU♥SV”. Outras melhorias também foram feitas.

Além disso, tivemos a revitalização da Biquinha, praça bem tradicional de SV onde pode ser encontrada uma enormidade de variedades de doces caseiros e a famosa bica que dá nome ao lugar e que era o local onde aconteciam as meditações e as aulas de catecismo do Padre José de Anchieta.

Biquinha
“Biquinha de Anchieta”, São Vicente – Foto: www.guiasaovicente.com.br

O teleférico

O equipamento foi inaugurado em 2002 e, até os dias de hoje, já transportou mais de 1 milhão de turistas, sendo um dos principais atrativos da cidade, principalmente para aqueles que buscam belas paisagens.

O Teleférico parte da Praia do Itararé e é bem fácil de ser acessado, possuindo boa sinalização.

Base teleférico
Ponto de partida do Teleférico de São Vicente

A Orla neste trecho está revitalizada, contando com um belo jardim e várias opções de quiosques que vendem porções, petiscos e bebidas.


Ingressos

Para embarcar, é preciso comprar o ingresso na bilheteria que fica logo abaixo da rampa que dá acesso ao equipamento.

O passeio custa (ida e volta) R$ 40,00 por pessoa (adulto). Têm direito a meia entrada pessoas entre 6 e 14 anos, além dos estudantes (com comprovação). Já as crianças menores de 6 anos podem embarcar nessa aventura gratuitamente. Idosos (acima de 60 anos) e portadores de necessidades especiais pagam R$ 15,00.

Uma novidade implantada nos últimos anos foi o valor de meio ingresso também para os moradores de São Vicente e de outras cidades da região. Isto busca que os residentes da Baixada possam apresentar a atração para quem vai de fora, facilitando a divulgação do teleférico.

Em feriados e finais de semana pode haver fila grande, como no último dia 17/11, feriado prolongado, quando ficamos cerca de 40 minutos para poder embarcar.

Por falar em embarque, há auxílio dos funcionários neste momento. Temos que ser rápidos, pois as cadeiras do teleférico têm movimento contínuo, fazendo com que o turista precise se preparar para sentar no momento certo. Nada de outro mundo e tudo feito com toda segurança, inclusive travas fechadas pelo pessoal do teleférico.


A aventura

O passeio tem um percurso total de 700 metros (cada trecho), cerca de 10 minutos de trajeto. O que pode parecer um passeio tranquilo mostra que não é bem assim logo no início da subida.

No começo, passamos bem em cima da movimentada Avenida Ayrton Senna, uma das principais da cidade, o que dá um belo frio na barriga.

Passado este momento tenso, o percurso é feito pelo meio da Mata Atlântica, onde podemos avistar a vegetação local e, com um pouco de sorte, alguns animais que vivem por ali.


Subiu, subiu e… chegou!

Logo na chegada, à esquerda, existe um quiosque onde são vendidas bebidas, snacks e sorvetes.

Indo um pouco mais adiante, na parte mais alta e principal, podemos ter uma belíssima vista da orla de São Vicente, de toda a extensão das praias de Santos e de parte do Guarujá.

Há uma plataforma para praticantes de voo livre, esporte muito tradicional na região e que dá o segundo nome para o morro: Morro da Asa Delta, como é mais conhecido na Baixada.

Este espaço fica fechado quando algum praticante está se preparando para realizar o salto/voo. É bem interessante acompanhar os momentos que antecedem o voo, pois pode-se ter uma ideia das dicas e técnicas de segurança que os instrutores passam para quem vai voar.

Se pintar aquela vontade de saltar, o pessoal do Clube de Voo Livre do Litoral Paulista está à disposição para dar aquele apoio e todas as informações.

Mais adiante, existe um “mirante” com bancos para quem quer ver a paisagem e tirar belas fotos.

DICA: fique neste mirante somente se a plataforma de salto estiver fechada (geralmente com uma corrente).

Se a plataforma estiver liberada para o público em geral (isto é, sem preparação de salto/voo), vá pra lá!

O mirante está um pouco degradado e tem um pequeno espaço, enquanto que a plataforma de salto é ampla, gramada e bem mais espaçosa. Ah, as fotos de lá também ficam BEM MAIS LEGAIS

 

 


O retorno

Para retornar, é necessário apresentar o ticket (ingresso). Portanto, GUARDE O TICKET.

Na descida a paisagem é mais bonita que na subida, isto porque vamos de frente para a praia, observando toda a orla. Sem contar que o medo de passar por cima da avenida já não é tão grande quanto na subida.

 

 

 

A descida é o momento certo para fazer aquele vídeo legal e postar nas redes sociais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por falar nisso, aproveite para curtir e seguir o 99Rotas nas redes:

Facebook: www.facebook.com/99rotas

Twitter: @99rotas

Instagram: @99rotas

Google+

Tumblr


PEDIDO ESPECIAL

Agora que você chegou ao final do post, espero ter te ajudado a iniciar a próxima viagem.

Eu escrevi isto sozinho, sem auxílio nenhum, apenas com base em minha experiência, pois adoro ver as pessoas viajando por aí!

Gostaria de pedir uma ajudinha também: o Blog 99 Rotas tem alguns parceiros que garantem preços mais baixos para o planejamento da sua viagem.

Fazendo suas reservas aqui pelo blog, ganho uma pequena comissão e você me ajuda a seguir trazendo dicas gratuitas de viagens baratas.

Você pode reservar hotéis AQUI através do Booking.com (use este link, tá?!) – É seguro, você NÃO PAGA NADA A MAIS e garante a comissão para o blog.

Também temos seguros viagem com desconto (basta utilizar este link e o CÓDIGO PROMOCIONAL: 99ROTAS .

Pacotes de viagem completos você encontra no Hotel Urbano. Basta reservar AQUI!

Para ver mais parceiros, visite a sessão Planeje sua viagem

Muito obrigado e BOA VIAGEM!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.